Terras de Massueime

Terras de Massueime

quinta-feira, 6 de março de 2014

ERVAS TENRAS


ERVAS TENRAS

   Ervas Tenras era a mais pequena freguesia do concelho, com uma área de 487 hectares, é, no entanto, uma das principais em registos históricos. Ervas Tenras entrou na história de Portugal, graças a uma lide por aqui travada logo nos primeiros tempos da monarquia portuguesa.Ficou conhecida pela batalha de "a de Pinhel" ou Lide de Ervas Tenras, nos fins do séc.XII.
  Esta batalha não custou apenas a vidas a grandes fidalgos portugueses, Vermudo Soares e dois netos de Egas Moniz entre eles, antes terá sido um grave desastre nacional que ficou durante muito tempo marcado na alma do povo.
  Por esta ltura, andava Ervas Tenras ligada a Trancoso, poi incluía-se no seu termo onde ainda permaneceu durante alguns anos. No foral concedido a Pinhel em 1209, é feita a delimitação do concelho, dizendo-se a dado passo que os termos de Pinhel dividem Moreira "per Sorval et inde quomodo dividit per culmen de prato de Ervis Teneris"; o "culmen" do "prato" de Ervas Tenras é o cume chamado do Castelo, de que ainda existem significativos vestígios, a montante dos Prados, ao sul da freguesia.
  Em 25 de Março de 1262, D.Afonso III deu carta de povoação ao reguengo de Póvoa de El-Rei, o qual, apesar de este nome designar há muitos séculos uma povoação e sede paroquial, respeita especilmente a Ervas Tenras. Esse reguengo denominava-se mesmo de Ervas Tenras na carta do foro, mas já se dizia Póvoa de El-Rei nos fins do séc.XIV. Diz D.Afonso III: "faço carta de foro a vós povoadores do meu reguengo de Ervas Tenras...". Vê-se também na carta que as igrejas trancosãs de S.João e de S.Miguel possuíam vários herdamentos. As Inquirições de D.Dinis mostram que não havia qualquer honra na freguesia, e por um documento de 19 de Setembro de 1287, o mesmo monarca ordenou que se entregasse ao concelho de Trancoso uma póvoa em troca de um prado que o dito concelho tinha lugar de Ervas Tenras.

 A padroeira é a Nossa Senhora da Conceição.



Aldeia vista da estrada nacional nº226

Escola Primária

Escola Primária

 Junta de Freguesia das Ervas Tenras

Junta de Freguesia das Ervas Tenras

Cruzeiro no Centro da Aldeia

Forno Comunitário

Forno Comunitário

Tanque Comunitário



Antiga Escola Primária



Fonte ao pé da Escola Primária

Tanque da Fonte da Tina

Igreja e Casa Paroquial

NªSenhora da Conceição: Padroeira das Ervas Tenras 
Casa Paroquial das Ervas Tenras

Interior da Igreja matriz
Altar principal: interior da Igreja
Pia Batismal: Igreja
Altar da NªSª de Fátima:Igreja Matriz

Dizer em Latim: interior da Igreja
Altar mor da Igreja
Sacristia da Igreja Matriz


StºAntão

Igreja Matriz



NªSenhora da Conceição

Igreja Matriz

Fonte

Igreja Matriz

Jardim

Cemitério

Calvário
Tanque Comunitário
Sepulturas: Necrópole
Sepulturas: Necrópole

Estrada Nacional Nº226







Sem comentários:

Enviar um comentário